Área de identificação
Identificador
Forma autorizada do nome
Forma(s) paralela(s) de nome
Outra(s) forma(s) de nome
- Campus Ministro Reis Velloso - CMRV
Tipo
- Educacional
- Universidade
- Nacional
Área de contato
Tipo
Endereço
Rua
Localidade
Região
Nome do país
CEP
Telefone
Fax
Nota
Área de descrição
Histórico
Contexto cultural e geográfico
A Universidade Federal do Delta do Parnaíba está situada no litoral piauiense, ao extremo norte do Estado do Piauí, na cidade de Parnaíba-PI, a cerca de 339 km da capital, Teresina.
Parnaíba, cidade turística do estado, possui uma inomogeneidade impar no que diz respeito ao seu contexto histórico, gastronômico e cultural.
Mandatos/Fontes de autoridade
Estrutura administrativa
Considerando a portaria AN/MJ nº 92, de 23 de setembro de 2011, que trata do Código de Classificação e a Tabela de Temporalidade e
Destinação de Documentos de Arquivo relativos às Atividades-Fim das Instituições Federais de Ensino Superior (IFES), bem como a portaria AN/MGI nº 174, de 23 de setembro de 2024, que dispõe sobre a atualização do Código de Classificação e Tabela de Temporalidade e Destinação de Documentos de arquivo, relativos às atividades-meio/suporte do Poder Executivo Federal, compõem a estrutura superior voltada às atividades finalísticas: Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (PREG), Pró-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa e Inovação (PROPOPI), Pró-Reitoria de Extensão (PREX) e Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (PRAE);
estrutura superior voltada às atividades-meio: Reitoria, Pró-Reitoria de Planejamento (PROPLAN), Pró-Reitoria de Administração (PRAD), Prefeitura Universitária (PREUNI), Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (PROGEP), Pró-Reitoria de Tecnologia da Informação e Comunicação (PROTIC), Biblioteca Central Professor Cândido Athayde (BCPCA).
Para uma representação visual e completa da estrutura organizacional, acesse: https://ufdpar.edu.br/ufdpar/paginas/transparencia-paginas/organizacao-e-competencias-1/organograma
Acesso em: 8 out. 2024. Brasil. UFDPar
Políticas de captura e gestão de documentos
No Brasil, a gestão de documentos teve sua fundamentação legal a partir da promulgação da Constituição Federal de 1988, Art. 5º, inciso XXXIII e publicação da Lei 8.159, de 8 de janeiro de 1991, que dispõe sobre a Política Nacional de Arquivos Públicos e Privados. Assim, entende-se por gestão de documentos, o conjunto de procedimentos e operações técnicas referentes à sua produção, tramitação, uso, avaliação e arquivamento em fase corrente e intermediária, visando a sua eliminação ou recolhimento para guarda permanente. No âmbito da Universidade Federal do Delta do Parnaíba-UFDPar, a implementação da gestão de documentos iniciou-se com a constituição da portaria UFDPar n° 338 de 11 de junho de 2024, tendo em vista estabelecer os procedimentos normativos e de utilização do módulo protocolo (mesa virtual) relativo ao Sistema Integrado de Patrimônio, Administração e Contratos - SIPAC.
Presume-se em direção ao futuro, a concepção de uma política arquivística de gestão de documentos baseada na organização, classificação e avaliação dos documentos arquivísticos.
Destarte, com o apoio da cúpula, os benefícios da gestão documental vão além da economia de recursos, na medida em que, permite maior agilidade na recuperação da informação, tomada de decisão e registro da memória institucional.
Prédios
Acervo
Instrumentos de pesquisa, guias e publicações
Área de acesso
Horário de funcionamento
Segunda a sexta-feira, das 07:00 às 22:00, exceto nos feriados nacionais, estaduais e municipais e sábado, das 07:00 às 14:00 .
Condição de acesso e uso
Acessibilidade
Para se dirigir à instituição, é possível utilizar a rede de transporte coletivo municipal e intermunicipal com itinerário pela avenida São Sebastião, ou ainda, transporte por aplicativo.
Os prédios da UFDPar contam com rampas de acesso, elevadores e banheiros adaptados para pessoas com deficiência.
Área de serviços
Serviços de pesquisa
A Divisão de Protocolo e Arquivo - DPA é responsável pelas atividades de protocolo, serviço de correspondências, implantação e monitoramento da gestão de documentos, bem como pela descrição arquivística do arquivo permanente digital.
O atendimento aos usuários é realizado por meio do correio eletrônico protocolo@ufdpar.edu.br ou presencialmente nas dependências do bloco 11, sala 78, térreo.
Serviços de reprodução
Áreas públicas
Área de controle
Identificador da descrição
Identificador da entidade custodiadora
Regras ou convenções utilizadas
INTERNATIONAL COUNCIL ON ARCHIVES. ISDIAH: International Standard for Describing Institutions with Archival Holdings.
Paris: International Council on Archives, 2008. Disponível em: https://www.gov.br/conarq/pt-br/centrais-de-conteudo/publicacoes/isdiah.pdf.
Acesso em: 2 out. 2024. Brasil. Arquivo Nacional
Estado atual
Nível de detalhamento
Datas de criação, revisão e eliminação
9/5/2008 (criação) ; 22/9/2009 (revisão)
2008-05-09; 2009-02-22 (ISO 8601)
Idioma(s)
- português
Sistema(s) de escrita(s)
Fontes
Notas de manutenção
Autor(a): Divisão de Protocolo e Arquivo - DPA